domingo, 4 de setembro de 2011

Atividade Física para crianças?




Nessas últimas semanas tenho ouvido muito se falar em atividade física para crianças, academia para crianças, musculação para crianças e por ai vai.

Isso me fez parar e refletir sobre o que estamos fazendo com as nossas crianças.

Antigamente, podíamos sair na rua pra brincar: pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, soltar pipa, andar no meio fio, subir em árvores, elástico, casinha, caça ao tesouro, pular corda, jogar bolinha de gude dentre tantas outras brincadeiras infantis, e não tinhamos colesterol, diabetes, hiepertensão nem tão pouco éramos obesas, desenvolviamos força, flexibilidade, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, noção de tempo e espaço, rítmo e de quebra fazíamos amigos e nos divertíamos demais.

Atualmente as crianças vivem cercadas de cuidados e limitações não podem brincar no parquinho porque podem quebrar um braço, não podem brincar na rua por causa da violência ou porque seus pais simplesmente não têm tempo para olhá-las, não podem subir em árvores (se é que ainda existem) porque é perigoso, não podem andar descalças porque ficam doentes, e assim como nós,os adultos, sequer conhecem as outras crianças vizinhas.

Para conter toda essa energia da criançada passamos a dar -lhes video game, computador, televisão, colocar na aula de música, no inglês. Vão e voltam de carro. Ah e ainda têm o dever de casa. As aulas de Educação Física se limitam a uma vez na semana e por apenas 30 min. Ou seja, tiramos das crianças aquilo que lhes é fundamental: brincar, movimentar-se, fazer amigos.

E ai o que elas ganharam com isso? Uma série de doenças. Não só fisiológicas, mas motoras, sociais e psicológicas.

Eis que surgem "academias" especializadas em crianças. Ofertam musculação, ginástica, ambientes preparados para o desenvolvimento de habilidades motoras (parques indoor) coloridos, desafiadores, mas muitas vezes fechados, com ar condicionado e o pior de tudo fazem tudo sozinhas junto com um "professor", "instrutor".

Fico bastante triste quando vejo que atividades como esta http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CKkTwGB1iGI#! são cada vez mais incentivadas e praticadas por crianças. Onde está a criatividade? E as músicas infantis?

E me preocupo quando passamos aceitar e achar que esses ambientes e essas atividades são normais, como exemplifica essa matéria do Portal da Educação Física http://www.educacaofisica.com.br/noticias/criancas-pequenas-tambem-devem-fazer-exercicios-e-ha-ate-academias-exclusivas-para-elas

Criança precisa apenas de brincar seja na rua, na quadra do prédio, no campinho da esquina, num parque, na pracinha em ambientes abertos, cheio de possibilidades para as crianças experimentarem as suas possibilidades motoras, criarem jogos, aprenderem outras brincadeiras com a presença de várias outras crianças.

Precisamos repensar a nossa postura diante das crianças enquanto pais, professores, adultos.

Atividade Física pra criança é brincar.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que é Educação Física?


Você sabe o que é Educação Física? O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. Mas o que isso significa? Fortalecer a musculatura? Praticar esportes? Adquirir postura? Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.

Para melhor compreendermos como esse processo acontece, é necessário recorrer a um conceito importante do filósofo Michel Foucault: corpos dóceis. Segundo ele, a sociedade moderna (constituída a partir das Revoluções Industrial e Francesa) foi marcada pelo êxodo rural e consequentemente pelo inchaço de pessoas nas grandes cidades europeias. Dito de maneira bastante simplificada, uma vez que as autoridades não tinham pessoas suficientes para trabalhar, foi preciso desenvolver um método em que as pessoas controlassem a si mesmas: a vigia. Trata-se de um mecanismo em que a pessoa se sente vigiada constantemente e que, portanto, dificilmente fará algo que contrarie as regras sociais. Um desses mecanismos é o controle do corpo: ora, à medida que o corpo é disciplinado, sua conduta está sendo disciplinada. É possível, portanto, entender que tornar o corpo dócil – ou disciplinado – já foi um dos papéis fundamentais da Educação Física.

Hoje em dia as coisas mudaram. Há alguns autores, como Medina, por exemplo, que afirmam que a Educação Física não cuida apenas do corpo, mas antes de tudo da mente. A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento. Explicando: o objetivo dessa disciplina não é fazer com que as pessoas saibam jogar basquete, mas sim que elas consigam vivenciar essa prática, compreender sua origem, estruturar reflexões sobre o comércio envolvido nos materiais esportivos, sobre a compra e venda de atletas, dentre outras coisas. É por isso que Medina afirma que a Educação Física trabalha corpo e mente.

Outra coisa importante para entendermos melhor a Educação Física é esclarecermos quais são os conteúdos que devem ser ensinados na escola. Você sabe que os conteúdos de Matemática ou de Língua Portuguesa são bem estruturados e deve saber dizer o que está aprendendo nesse momento. Mas você sabe dizer se na sua aula de Educação Física isso também acontece? Você está aprendendo alguma coisa nova nessa matéria? Há um documento do governo federal chamado “Parâmetros Curriculares Nacionais” que apresenta em blocos todos os conteúdos que o professor deve trabalhar ao longo do ensino fundamental. Os blocos são:

1. Esportes, lutas, jogos e ginásticas – Concentram-se neste bloco todos os esportes individuais ou coletivos, os diversos tipos de lutas, jogos populares e/ou tradicionais e diferentes tipos de ginásticas;

2. Atividades rítmicas e expressivas – Localizam-se aqui os diferentes tipos de dança (popular, folclóricas, clássicas, de salão e contemporânea), além de outras práticas que se utilizem do corpo como meio expressivo, tal como o teatro;

3. Conhecimentos sobre o corpo – Este bloco talvez seja o mais importante à medida que se relaciona com os outros dois. Propõe que o professor trabalhe aspectos biológicos, anatômicos e sociais referentes ao corpo, estimulando aulas teóricas em sala de aula.

Assim, é importante que você reflita se o seu professor já propôs atividades diferentes como capoeira, dança moderna, teatro ou corrida de obstáculos para a sua turma. Isso porque todos esses conteúdos, essa diversidade de práticas corporais, fazem parte do currículo escolar. Caso contrário, pergunte ao seu professor quando ele planeja abordar atividades diferentes com vocês. Quem sabe sua sugestão ou curiosidade não pode resultar em uma aula bem interessante!

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP



Fonte: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/o-que-educacao-fisica.htm